SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1The agribusiness in the cerrado of southeastern Goiás: a reading of Campo Alegre de Goiás, Catalão and IpameriPaving Roraima: BR-174 as an example of how neoliberal logics transnationalize the Western Amazon índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Sociedade & Natureza

versión On-line ISSN 1982-4513

Resumen

MENDES, Gigliese Aparecida  y  SAHR, Cicilian Luiza Löwen. O "espaço de morar" na arquitetura moderna: reflexões a partir de quatro residências de Irati - PR. Soc. nat. [online]. 2012, vol.24, n.1, pp. 51-65. ISSN 1982-4513.  http://dx.doi.org/10.1590/S1982-45132012000100005.

Este artigo analisa o 'espaço de morar' influenciado pelo movimento modernista na cidade de Irati - PR, enfatizando seu aspecto espacial. Aanálise ocorre a partir de quatro residências unifamiliares construídas durante a década de 1950, projetadas por Eduardo Posfaldo, profissional local. Nestas são observados elementos arquitetônicos característicos do modernismo, como os pans de verr e pilotis. Valorizando-se as linhas retas, o 'espaço de morar'é concebido de forma racionalista. Apartir da análise destas habitações, foi constatado que estas ocupam um percentual relativamente pequeno (31%) de seus lotes, o que permite inferir a importância das áreas verdes e jardins nesta modalidade de 'espaço de morar'. No interior das habitações, a ênfase em termos de área está nos espaços íntimos (28,5%), seguidos dos espaços sociais (26%). Um aspecto singular encontrado em Irati é o compartilhamento do 'espaço de morar' com o 'espaço profissional'.

Palabras llave : Arquitetura modernista; espaço de morar; Eduardo Posfaldo; Irati - PR.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués