SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Paving Roraima: BR-174 as an example of how neoliberal logics transnationalize the Western AmazonConocimiento geográfico y reconexión entre producción y consumo: el caso de la ganadería orgánica en Gales, Reino Unido índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Sociedade & Natureza

versión On-line ISSN 1982-4513

Resumen

COSTA, Marcos Roberto; OLIVEIRA, Ademir Kleber Morbeck  y  AZEVEDO, Denise Barros de. Funcionalidades e limitações da Rede Latino-americana do Ministério Público Ambiental: o caso da Bacia do Alto Paraguai. Soc. nat. [online]. 2012, vol.24, n.1, pp. 83-91. ISSN 1982-4513.  http://dx.doi.org/10.1590/S1982-45132012000100007.

Este trabalho teve como objetivo principal pesquisar a funcionalidade, limitações e estágios de diálogos para a conservação da Bacia do Alto Paraguai (BAP), através da Rede Latina-americana de Promotores Públicos Ambientais, baseando-se em pesquisas, quantitativas, exploratórias, descritivas e entrevistas semi-estruturadas aos integrantes desta rede. Verificou-se, através dos dados coletados, que o processo de diálogo diplomático e ações de preservação em comum aos países pertencentes a BAP é o real propósito da rede, descartando a idéia de que a sua criação fora feita para propor e criar legislações únicas de conservação aos três países desta região. Apesar disto, também foi observado que, por parte dos promotores, a inclusão de leis ambientais no código florestal e na constituição federal de cada país seria o primeiro passo para um diálogo, homogêneo entre os integrantes dos diferentes países, além da elaboração de acordos diplomáticos, o que permitiria uma melhor integração quanto a fiscalização.

Palabras llave : Promotores públicos ambientais; Preservação ambiental; Stakeholders.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués