SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Geomorphological compartmentation the Itu River basin: west of Rio Grande do Sul - BrazilChanges in the total and isotopic soil carbon after conversion from Cerrado to agricultural systems in the Triângulo Mineiro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Sociedade & Natureza

versión On-line ISSN 1982-4513

Resumen

BARGOS, Danubia Caporusso  y  MATIAS, Lindon Fonseca. Mapeamento e análise de áreas verdes urbanas em Paulínia (SP): estudo com a aplicação de geotecnologias. Soc. nat. [online]. 2012, vol.24, n.1, pp. 143-156. ISSN 1982-4513.  http://dx.doi.org/10.1590/S1982-45132012000100012.

As geotecnologias constituem um importante instrumental de auxílio aos estudos relacionados às áreas verdes urbanas, pois permitem o tratamento da informação espacial relacionada a estas áreas e suas especificidades de forma ágil e precisa. Este trabalho teve como objetivo o mapeamento e análise da disponibilidade de áreas verdes urbanas no município de Paulínia (SP) por meio da utilização das geotecnologias, a fim de subsidiar políticas públicas para o município. A metodologia utilizada mostrou-se eficiente para o mapeamento e análise da configuração espacial das áreas verdes urbanas do município. O mapeamento de tais áreas permitiu constatar que sua distribuição se dá de forma heterogênea, e que em sua grande maioria se apresentam na forma de pequenos fragmentos de vegetação arbórea remanescente. Os resultados indicam que o município tem apresentado uma acentuada redução da vegetação natural e, como consequência, possui uma redução das áreas verdes na área urbana.

Palabras llave : áreas verdes; geotecnologias; qualidade ambiental urbana; planejamento urbano; mapeamento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués