SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Mapping and analysis of urban green areas in Paulínia (SP): study with application of geotechnologies índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Sociedade & Natureza

versión On-line ISSN 1982-4513

Resumen

ROSOLEN, Vania et al. Variações nos teores do C total e isotópico do solo após substituição do Cerrado em sistemas agrícolas no Triângulo Mineiro. Soc. nat. [online]. 2012, vol.24, n.1, pp. 157-167. ISSN 1982-4513.  http://dx.doi.org/10.1590/S1982-45132012000100013.

Os solos do Cerrado sofrem impactos resultantes da substituição da vegetação original em sistemas agrícolas traduzidos na forma de desequilíbrios nos estoques e natureza do carbono. A região do Triângulo Mineiro vem sendo intensamente desmatada por ser uma área pioneira de expansão do agronegócio e apresenta sérios problemas relacionados à erosão do solo. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar as mudanças na quantidade (Ctotal) na natureza (δ13C) do carbono do solo após conversão do cerrado denso em áreas com diferentes usos agrícolas (pastagem, soja e rotação soja/milho), manejos (sistemas convencionais e plantio direto). Os resultados mostraram que as mudanças nos valores relacionados ao uso e manejo são determinados também pelas características texturais dos solos formados pela alteração de litotipos distintos. Dentre os diferentes usos e manejo, o maior enriquecimento da taxa de carbono foi determinado na área com soja/milho no sistema de plantio direto em solo argiloso e o maior empobrecimento em pastagens não manejadas em solos desenvolvidos da alteração do arenito das Formações Adamantina e Marília. Estes estudos são úteis para serem usados como indicadores de qualidade para a conservação ambiental.

Palabras llave : Cerrado; matéria orgânica do solo; carbono orgânico total; carbono isotópico; sistemas agropecuários.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués