SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Comics and the education of an environmental gazeSociety and nature: territorial conflict of industrial pollution of the River Basin Gramame-Mumbaba - PB author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sociedade & Natureza

On-line version ISSN 1982-4513

Abstract

ORTIGOZA, Sílvia Aparecida Guarnieri; POLTRONIERI, Lígia Celoria  and  MACHADO, Lucy Marion C. Philadelpho. A atuação profissional dos egressos como importante dimensão no processo de avaliação de programas de pós-graduação. Soc. nat. [online]. 2012, vol.24, n.2, pp. 243-254. ISSN 1982-4513.  http://dx.doi.org/10.1590/S1982-45132012000200006.

A análise do quadro geral da inserção profissional dos egressos é uma forma inequívoca para avaliação de Programas de Pós-Graduação no que tange à qualidade de sua formação e preparo de profissionais gabaritados para o mercado de trabalho. Este artigo relata a experiência pioneira do Programa de Pós-Graduação em Geografia- UNESP/ Rio Claro (SP) na construção de instrumentos de avaliação a partir da procedência, formação acadêmica e destino profissional dos egressos, nos níveis de Mestrado e Doutorado, no período de 1980-2008. Os resultados foram resumidos em gráficos e mapas e são elementos importantes para mostrar o desenvolvimento e a disseminação da ciência geográfica no Brasil e no exterior. A metodologia utilizada revelou-se extremamente eficaz, podendo ser utilizada por qualquer Programa, com as devidas adaptações, para avaliar tanto sua realidade quando sua extensão.

Keywords : egressos; pós-graduação; metodologia de análise; destino profissional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese