SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2The alumni's professional positioning as an unequivocally way in order to evaluate the post graduation programMulivariate factor analysis applied to the characterization of Babassu (Attalea speciosa Mart. ex Spreng) occurrence area in Cocal River basin author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sociedade & Natureza

On-line version ISSN 1982-4513

Abstract

NUNES, Edilon Mendes  and  GARCIA, Loreley Gomes. Sociedade e natureza: conflito territorial de poluição industrial da bacia do Rio Gramame-Mumbaba - PB. Soc. nat. [online]. 2012, vol.24, n.2, pp. 255-266. ISSN 1982-4513.  http://dx.doi.org/10.1590/S1982-45132012000200007.

Este é um estudo de Ecologia Política. Trata-se da análise do Conflito Socioambiental de poluição industrial na Bacia do Rio Gramame, na comunidade de Mumbaba de Baixo, iniciado na década de 1960, mas que só muito recentemente passou a ser entendido como tal. Como buscou-se compreender a complexidade do objeto em estudo, traçamos um caminho metodológico de análise do conflito a partir das partes que o compõem. Desta forma, identificamos os atores, suas atuações, articulações, poderes e influência no conflito. Utilizamos uma metodologia socioantroplógica por meio da observação participante, técnica "bola de neve", realização de entrevistas semiestruturadas, modelos mentais, análise de percepções e registros fotográficos. Constatamos que os atores não estão articulados e, em sua maioria não desempenham seu papel definido por legislação, o que compromete as perspectivas de resolução, fazendo com que a situação se perpetue. Este trabalho torna-se relevante por trazer à tona vozes que são silenciadas e, por isso, é um trabalho provocativo.

Keywords : Ecologia Política; Conflito Socioambiental; Bacia do Rio Gramame; Mumbaba.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese