SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Society and nature: territorial conflict of industrial pollution of the River Basin Gramame-Mumbaba - PBOrbital images interpretation by means of an expert system for land cover mapping in highlands author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sociedade & Natureza

On-line version ISSN 1982-4513

Abstract

SILVA, Miriam Rodrigues da et al. Análise fatorial multivariada aplicada a caracterização de áreas de ocorrência de babaçu (Attalea speciosa Mart. ex Spreng) na bacia do Rio Cocal. Soc. nat. [online]. 2012, vol.24, n.2, pp. 267-282. ISSN 1982-4513.  http://dx.doi.org/10.1590/S1982-45132012000200008.

O presente artigo possui como objetivo avaliar a distribuição espacial do babaçu na bacia do rio Cocal, estado de Tocantins. Os dados foram obtidos em levantamento de campo considerando 80 parcelas, considerando os diferentes ambientes presentes na área de estudo. O estudo considerou 16 variáveis referentes às características do babaçu (quantidade de indivíduos, quantidade de cachos, altura máxima do fuste e altura média do fuste) e do meio ambiente (altitude, declividade, área de contribuição, índice topográfico, relevo, distância do rio, distância das casas, distância da estrada, declividade do relevo no campo, solo, uso do solo e vegetação). A análise dos dados foi realizada utilizando técnicas de sistema de informações geográficas e análise multivariada. O emprego da análise fatorial múltipla permitiu classificar as variáveis ambientais de maior significância para a ocorrência do babaçu e da quantidade de cachos. O principal fator que controla a distribuição do babaçu é o manejo adotado pelos fazendeiros.

Keywords : Babaçu; análise fatorial multivariada; dados ambientais; sistema de informação geográfica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese