SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Orbital images interpretation by means of an expert system for land cover mapping in highlandsConnectivity and effective catchment area of a semiarid fluvial system: Mulungu stream catchment, Belém de São Francisco-PE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sociedade & Natureza

On-line version ISSN 1982-4513

Abstract

SOUZA, Tissiana Almeida  and  CUNHA, Cenira Maria Lupinacci. Análise dos atributos físico-ambientais do município de Praia Grande-SP. Soc. nat. [online]. 2012, vol.24, n.2, pp. 303-318. ISSN 1982-4513.  http://dx.doi.org/10.1590/S1982-45132012000200010.

As regiões litorâneas caracterizam-se como sistemas ambientais complexos e de delicado equilíbrio, em razão da interação entre o ambiente terrestre e o marinho. O município de Praia Grande apresenta características físico-ambientais diferenciadas em razão da presença da Serra do Mar e da Planície Quaternária. Estes dois sistemas, apesar de bastante distintos em suas singularidades, estão interligados através dos processos de circulação de matéria e energia. Com base na Teoria Geral dos Sistemas, o objetivo deste trabalho é analisar os atributos físico-ambientais do município de Praia Grande, a fim de avaliar quais áreas do município estão mais vulneráveis aos impactos provocados pela ação humana. Os dados para tal análise foram obtidos através da interpretação de dados morfométricos, geológicos, pedológicos, geomorfológicos e de uso da terra, organizados na forma de cartas elaboradas em escala 1:50.000.

Keywords : Praia Grande; Planície Costeira ou Quaternária; Serra do Mar; atributos físico-ambientais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese