SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Analysis of physical and environmental attributes of Praia Grande-SPScenario of waste management of construction and demolition (CDW) in Uberaba, Minas Gerais (Brazil) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sociedade & Natureza

On-line version ISSN 1982-4513

Abstract

SOUZA, Jonas Otaviano Praça de  and  CORREA, Antonio Carlos Barros. Conectividade e área de captação efetiva de um sistema fluvial semiárido: bacia do riacho Mulungu, Belém de São Francisco-PE. Soc. nat. [online]. 2012, vol.24, n.2, pp. 319-332. ISSN 1982-4513.  http://dx.doi.org/10.1590/S1982-45132012000200011.

O presente artigo analisou as características do sistema fluvial que compõe a bacia do riacho Mulungu, Belém de São Francisco - PE, através de uma abordagem baseada na conectividade da paisagem. Utilizando mapeamentos de uso do solo e geomorfológico, dados SRTM e informações de campo, identificaram-se impedimentos na transmissão de água e sedimento de carga de fundo. Posteriormente a bacia foi decomposta em 14 sub-bacias, e foi analisada a capacidade dessas formas de desconectividade de impedir a transmissão dos fluxos através do sistema, identificando as sub-bacias conectadas e a área de captação efetiva da bacia. Foram analisados quatro cenários relacionados com a magnitude dos eventos chuvosos, e com o rompimento de barragens, cada um apresentou diferenças na área de captação efetiva, de quatro sub-bacias conectadas no cenário de baixa magnitude a até o cenário de alta magnitude com todas as sub-bacias conectadas.

Keywords : conectividade; sistema fluvial; geomorfologia fluvial; área de captação efetiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese