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Integração territorial no Mercosul: o caso da IIRSA/COSIPLAN

Territorial integration in MERCOSUR: the IIRSA/ COSIPLAN case

No final do século XX, com a abertura econômica e a ampliação dos “circuitos espaciais de produção”, os países passaram a expandir, cada vez mais, sua participação no comércio exterior, utilizando-se do regionalismo enquanto forma de resguardar-se da competitividade internacional. Por outro lado, acentuou-se a busca por novos mercados, além da diversificação de parceiros comerciais, visando à redução dos riscos provenientes das crises de demanda. Nessa conjuntura, foram dados os primeiros passos do que seria futuramente o MERCOSUL, que conquistou importante representatividade nas balanças comerciais dos países da região. Por sua vez, essa ascendência das transações comerciais intrarregionais nas últimas décadas revelou um descompasso entre o crescimento dos fluxos de mercadoria e os insuficientes investimentos em infraestrutura realizados no âmbito do Cone Sul. Foi somente ao adentrar o século XXI, com o lançamento da IIRSA/COSIPLAN, que antigas obras propostas para a região foram viabilizadas.

MERCOSUL; Infraestrutura; Transporte; Integração Territorial; IIRSA/COSIPLAN


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