SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número3As comunidades de fundo de pasto e o processo de formação de terras de uso comum no semiárido brasileiroA mineração em Minas Gerais: uma análise de sua expansão e os impactos ambientais e sociais causados por décadas de exploração índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Sociedade & Natureza

versão On-line ISSN 1982-4513

Resumo

SILVA, Juniele Martins  e  HESPANHOL, Rosangela Aparecida de Medeiros. Discussão sobre comunidade e características das comunidades rurais no município de Catalão (GO). Soc. nat. [online]. 2016, vol.28, n.3, pp.361-374. ISSN 1982-4513.  https://doi.org/10.1590/1982-451320160303.

Nos estudos sobre comunidade há, principalmente, duas perspectivas. As discussões clássicas consideram como principal foco a diferenciação entre comunidade e sociedade, sendo que a comunidade tem como características a homogeneidade, a base territorial e o sentimento de localidade. Já as perspectivas contemporâneas avançam nas análises ao considerar as diferenças individuais, além da base territorial não ser critério essencial para sua existência, pois é possível pertencer a uma comunidade mesmo à distância. Considerando as mudanças que o conceito de comunidade passaram e a importância do seu entendimento na atualidade, o presente artigo tem como objetivo compreender as principais discussões de comunidade e as características das comunidades rurais Custódia, Ribeirão, São Domingos e Tambiocó, no município de Catalão (GO). Os procedimentos adotados para a elaboração desse artigo foram levantamento e revisão de obras pertinente à temática e aplicação de formulário de entrevista a 75 responsáveis pelas unidades produtivas das localidades selecionadas, o que representou um percentual de 34,70% das famílias, sendo 19 (35,18%) na Custódia, 21 (35%) na Ribeirão, 17 (33,33%) na São Domingos e 18 (35,29%) na Tambiocó.

Palavras-chave : Comunidade; Comunidades rurais; Município de Catalão (GO).

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )