SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número3A mineração em Minas Gerais: uma análise de sua expansão e os impactos ambientais e sociais causados por décadas de exploraçãoPROGRAMA NACIONAL DE FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR: TRAJETÓRIAS E DESAFIOS NO VALE DO RIBEIRA, BRASIL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Sociedade & Natureza

versão On-line ISSN 1982-4513

Resumo

PAES, Raquel da Silva  e  ZAPPES, Camilah Antunes. Agricultura familiar no norte do estado do Rio de Janeiro: identificação de manejo tradicional. Soc. nat. [online]. 2016, vol.28, n.3, pp.385-395. ISSN 1982-4513.  https://doi.org/10.1590/1982-451320160305.

O objetivo deste estudo é descrever as técnicas utilizadas na agricultura familiar e identificar a ocorrência de um possível manejo tradicional na atividade praticada no 5º Distrito do município de São João da Barra, estado do Rio de Janeiro. Para a coleta das informações foram realizadas 50 entrevistas etnográficas com agricultores familiares por meio de questionários semiestruturados contendo perguntas abertas e fechadas, observação participante e diário de campo. Os agricultores são em sua maioria do sexo masculino com baixa escolaridade. O conhecimento tradicional sobre a agricultura é ensinado principalmente dentro do núcleo familiar. Para a agricultura familiar podem ser utilizadas ferramentas manuais e maquinário pesado. Para incremento de nutrientes no solo são utilizadas adubação química e orgânica e lodo de cana de açúcar. A irrigação ocorre por meio de poços artesianos/bomba elétrica/mangueira pressurizada e aspersão convencional. Para descanso do solo e melhor produção das lavouras são aplicadas rotação de culturas e pousio de áreas sendo estas caracterizadas como manejo tradicional na região.

Palavras-chave : Conhecimento tradicional; uso do solo; pequeno agricultor; norte do Rio de Janeiro.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )