SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número1Localização da bactéria Pantoea ananatis no interior de lesões da doença mancha branca do milho por meio de microscopia eletrônica de transmissão e técnicas molecularesReação de genótipos de soja ao nematóide reniforme índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tropical Plant Pathology

versão On-line ISSN 1983-2052

Resumo

DIANESE, Érico C.; RESENDE, Renato O.  e  INOUE-NAGATA, Alice K.. Alta incidência de Pepper yellow mosaic virus em tomateiro em região produtora no Distrito Federal. Trop. plant pathol. [online]. 2008, vol.33, n.1, pp. 67-68. ISSN 1983-2052.  http://dx.doi.org/10.1590/S1982-56762008000100011.

Várias doenças ameaçam a produção de tomate, especialmente aquelas causadas por vírus dos gêneros Begomovirus, Tospovirus e Potyvirus. Uma análise de amostras foliares de tomateiro para detecção dos vírus de maior importância no Distrito Federal foi realizada utilizando-se as técnicas de PCR e DAS-ELISA. Em um total de 54 amostras avaliadas, o vírus mais prevalente foi o Pepper yellow mosaic virus, um potyvírus responsável por sérias perdas em áreas de produção de pimentão no Brasil. Este resultado reforça a crescente importância deste vírus na produção de tomate. Os sintomas causados por PepYMV são muito similares àqueles causados por begomovírus, portanto é recomendada que uma técnica de detecção apropriada seja utilizada em adição à avaliação visual de sintomas.

Palavras-chave : Solanum lycopersicum; hortaliças; diagnose.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português