SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue5Peach rust and its effect on the defoliation and carbohydrate concentration in branches and budsFirst report of Diaporthe phaseolorum var. caulivora infecting soybean plants in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tropical Plant Pathology

On-line version ISSN 1983-2052

Abstract

MARINHO, Vera Lucia A.; FABRE, Sandrine  and  DOLLET, Michel. Variabilidade genética entre isolados do Coconut lethal yellowing phytoplasmas determinada pela mobilidade eletroforética dos ADNs heteroduplexes. Trop. plant pathol. [online]. 2008, vol.33, n.5, pp. 377-380. ISSN 1983-2052.  http://dx.doi.org/10.1590/S1982-56762008000500006.

A mobilidade eletroforética dos ADNs heteroduplexes foi usada para determinar a diversidade genômica entre isolados africanos dos fitoplasmas do amarelecimento letal dos coqueiros que causam as doenças denominadas, Cape St. Paul wilt disease (CSPD, Gana), lethal disease (LD, Tanzânia) e o lethal yellowing (LYM, Moçambique). Eles foram também comparados com o fitoplasma do Caribe que causa o Coconut lethal yellowing (LY). Fragmentos de ADN de 1850 pb, cobrindo a região do 16S rRNA e a região intergênica 16S-23S rRNA, de cada isolado, foram amplificados com os primers universais P1/P7 e submetidos a análise por HMA. Um produto de PCR amplificado a partir de ADN obtido do isolado GH5D, CSPD-Ghana, foi usado como referência e combinado com cada um dos produtos PCR dos outros isolados e submetidos à eletroforese em gel de poliacrilamida. Três grupos de fitoplasmas associados a várias doenças de amarelecimento letal de coqueiros foram identificados por HMAAs amostras de Moçambique (LYM) e Ghana (CSPD) formam um grupo que difere do segundo grupo, LD da Tanzânia. Esses dois grupos são diferentes do terceiro grupo formado pelos isolados do Caribe. Esses resultados foram consistentes com aqueles que demonstraram a diversidade genética para o complexo do LY através de clonagem, seqüenciamento e análises filogenéticas. A técnica de HMA demonstrou ser um método simples e rápido para identificar e estabelecer a diversidade de isolados dentro do grupo das doenças do amarelecimento letal dos coqueiros.

Keywords : Fitoplasmas; amarelecimento letal do coqueiro; diversidade genômica.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English