SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número3Host status of different crops for Meloidogyne ethiopica control índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Tropical Plant Pathology

versión On-line ISSN 1983-2052

Resumen

ZANETTE, Gabriela F.; NOBREGA, Gisele M.A.  y  MEIRELLES, Luzia D.P.. Caracterização morfogenética de linhagens de Colletotrichum sublineolum, agente causal da antracnose do sorgo. Trop. plant pathol. [online]. 2009, vol.34, n.3, pp. 146-151. ISSN 1983-2052.  http://dx.doi.org/10.1590/S1982-56762009000300002.

A antracnose, causada por Colletotrichum sublineolum tem sido uma das mais destrutivas doenças que afetam a cultura do sorgo no Brasil. Este estudo teve como objetivo caracterizar linhagens selvagens e mutantes em relação à morfologia, produção de conídios e mating type. Uma alta variabilidade entre as linhagens foi observada em relação ao crescimento radial e produção de conídios ovais e falcados. Setores foram liberados espontaneamente por algumas linhagens, o que confirma a alta instabilidade genética deste patógeno. Genes ligados a característica mating type foram amplificados por PCRs utilizando os primers SKCM1, NcHMG e HGMgram, demonstrando que ambos os idiomorfos estão presentes nesta espécie. Todas as linhagens estudadas foram auto-estéreis. Não foi possível detectar correlação entre o fenótipo auxotrófico mutante e as características morfológicas avaliadas.

Palabras llave : dimorfismo conidial; ciclo sexual; mating type.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés