SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue3Foliar application of potassium silicate, acibenzolar-S-methyl and fungicides on the reduction of Pestalotia leaf spot on strawberryMorphological variability of Kabatiella zeae isolates and aspect of fungus colonies in culture media author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tropical Plant Pathology

Print version ISSN 1982-5676

Abstract

DOMICIANO, Gisele Pereira et al. Silício no progresso da mancha marrom na folha bandeira do trigo. Trop. plant pathol. [online]. 2010, vol.35, n.3, pp. 186-189. ISSN 1982-5676.  http://dx.doi.org/10.1590/S1982-56762010000300009.

Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito do silício (Si) no progresso da mancha marrom, causada por Bipolaris sorokiniana, na folha bandeira de plantas de trigo. Plantas das cultivares de trigo BR-18 e BRS-208 foram crescidas em vasos contendo 0 e 0,30 g Si/kg de solo e inoculadas aos 45 dias após emergência. Avaliou-se a severidade da mancha marrom às 48, 72 e 96 horas após a inoculação das plantas e os dados obtidos foram utilizados para calcular a área abaixo da curva do progresso da mancha marrom (AACPMM). Determinou-se também a concentração foliar de Si e cálcio. A concentração de Si na folha bandeira das plantas supridas com Si foi 90,5% superior do que foi obtido para as plantas não supridas com esse elemento. A severidade da mancha marrom na folha bandeira foi significativamente menor nas plantas supridas com Si em todas as épocas de avaliação. Houve redução de 58,5% na AACPMM na folha bandeira das plantas supridas com Si. Não houve diferença significativa entre os tratamentos -Si e +Si para a concentração foliar de cálcio. Não houve diferença entre as duas cultivares para a concentração foliar de Si e a AACPMM, mas a concentração foliar de cálcio foi maior para a cultivar BR-18 do que para a cultivar BRS-208. Houve correlação negativa (r = -0,59) entre a concentração foliar de Si e a AACPMM. Com os resultados obtidos nesse estudo, observou-se um efeito positivo do Si em aumentar a resistência da folha bandeira de plantas de trigo à infecção por B. sorokiniana e ao mesmo tempo garantir uma maior produção de grãos dada à importância fisiológica dessa folha, em particular.

Keywords : Bipolaris sorokiniana; mancha foliar; nutrição mineral; silicato.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese