SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número6Comparação de métodos de inoculação visando a seleção de germoplasma resistente à podridão branca da espiga do milhoIdentification and biological characterization of Barley yellow striate mosaic virus (BYSMV): a new wheat disease in Argentina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Tropical Plant Pathology

versão impressa ISSN 1982-5676

Resumo

REVELO, Eliana; DORADO, Gabriela; LAGOS, Luz Estela  e  BURBANO-FIGUEROA, Oscar. Virulência foliar de isolados de Phytophthora infestans sensu lato em folhas destacadas de duas cultivares de Solanum betaceum. Trop. plant pathol. [online]. 2011, vol.36, n.6, pp. 367-373. ISSN 1982-5676.  http://dx.doi.org/10.1590/S1982-56762011000600005.

A agressividade dos isolados de Phytophthora infestans sensu lato obtidos de duas cultivares de Solanum betaceum, Vermelha e Amarela, foi caracterizada em bioensio com folhas destacadas. Seis isolados de S. betaceum pertecendo a pelo menos duas populações diferentes foram incluídos (representando a linhagem clone EC-3 e uma população ainda não reportada). Três isolados obtidos de batata também foram incluídos para determinar se estes poderiam atacar cultivares de S. betaceum e se haveria diferença na agressividade entre isolados, origem dos isolados e cultivares. Freqüência de infecção, densidade populacional e o período de incubação permitiram a diferenciação do isolado EC-1 a partir dos isolados de S. betaceum. Isolados capazes de infectar os dois cultivares exibiram maior frequencia de infecção e densidade populacional e o menor período de latência. Um dos três isolados da população EC-1 não infectou folhas de S. betaceum cv. Vermelha, apresentando o maior valor de freqüência de infecção, maior área abaixo da curva de progresso da expansão de lesão (AACPEL) e tamanho final da lesão e o menor período de incubação. Estes resultados demonstraram a existência de duas populações distintas de P. infestans atacando S. betaceum com agressividades especificas para cada cultivar de Solanum betaceum.

Palavras-chave : agressividade foliar; bioensaio com folhas destacadas; linhagem clone EC-1; linhagem clone EC-3; requeima; tamarillo.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês