SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número6Comparação de métodos de inoculação visando a seleção de germoplasma resistente à podridão branca da espiga do milhoIdentification and biological characterization of Barley yellow striate mosaic virus (BYSMV): a new wheat disease in Argentina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Tropical Plant Pathology

versão impressa ISSN 1982-5676

Resumo

REVELO, Eliana; DORADO, Gabriela; LAGOS, Luz Estela  e  BURBANO-FIGUEROA, Oscar. Virulência foliar de isolados de Phytophthora infestans sensu lato em folhas destacadas de duas cultivares de Solanum betaceum. Trop. plant pathol. [online]. 2011, vol.36, n.6, pp.367-373. ISSN 1982-5676.  http://dx.doi.org/10.1590/S1982-56762011000600005.

A agressividade dos isolados de Phytophthora infestans sensu lato obtidos de duas cultivares de Solanum betaceum, Vermelha e Amarela, foi caracterizada em bioensio com folhas destacadas. Seis isolados de S. betaceum pertecendo a pelo menos duas populações diferentes foram incluídos (representando a linhagem clone EC-3 e uma população ainda não reportada). Três isolados obtidos de batata também foram incluídos para determinar se estes poderiam atacar cultivares de S. betaceum e se haveria diferença na agressividade entre isolados, origem dos isolados e cultivares. Freqüência de infecção, densidade populacional e o período de incubação permitiram a diferenciação do isolado EC-1 a partir dos isolados de S. betaceum. Isolados capazes de infectar os dois cultivares exibiram maior frequencia de infecção e densidade populacional e o menor período de latência. Um dos três isolados da população EC-1 não infectou folhas de S. betaceum cv. Vermelha, apresentando o maior valor de freqüência de infecção, maior área abaixo da curva de progresso da expansão de lesão (AACPEL) e tamanho final da lesão e o menor período de incubação. Estes resultados demonstraram a existência de duas populações distintas de P. infestans atacando S. betaceum com agressividades especificas para cada cultivar de Solanum betaceum.

Palavras-chave : agressividade foliar; bioensaio com folhas destacadas; linhagem clone EC-1; linhagem clone EC-3; requeima; tamarillo.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons