SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número1Effects of variety, cropping system and soil inoculation with Aspergillus flavus on aflatoxin levels during storage of maizeSpatial dispersal of Metarhizium anisopliae and Beauveria bassiana in soybean fields índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Tropical Plant Pathology

versión impresa ISSN 1982-5676

Resumen

DALTRO, Cleidiane B. et al. Variabilidade genética de isolados do papaya lethal yellowing virus dos Estados do Ceará e Rio Grande do Norte, Brasil. Trop. plant pathol. [online]. 2012, vol.37, n.1, pp. 37-43. ISSN 1982-5676.  http://dx.doi.org/10.1590/S1982-56762012000100004.

O mamão (Carica papaya) é uma fruta de grande importância econômica em todo o Nordeste brasileiro, região responsável por 60% da produção nacional. Mamoeiros nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte são afetados pela doença denominada amarelo letal do mamoeiro, causada pelo papaya lethal yellowing virus (PLYV). Trabalhos anteriores indicaram que o PLYV é um possível sobemovírus. A fim de estimar a variabilidade genética do PLYV, amostras foliares de mamoeiro foram coletadas em outubro de 2008 e de 2009 em regiões produtoras do Ceará, e Rio Grande do Norte. Oligonucleotídeos específicos baseados na sequência de um isolado de PLYV previamente caracterizado foram utilizados para a amplificação via RT-PCR de um fragmento com 900 pb, correspondente à região central do genoma viral. Fragmentos de 21 isolados virais foram clonados e sequenciados. A análise das sequências de nucleotídeos indicou >97% de identidade entre os isolados, entre 94-100% com o isolado de PLYV previamente sequenciado, e uma identidade baixa, porém significativa, com sobemovírus (43-48,5%). Estes resultados sugerem um baixo grau de variabilidade genética entre isolados de PLYV, e estão de acordo com a classificação provisória do PLYV como membro do gênero Sobemovirus. Conclusões de ordem taxonômica, no entanto, só podem ser tiradas após a determinação da sequência genômica completa.

Palabras llave : Carica papaya; PLYV; sobemovírus.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés