SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue1Genetic variability of papaya lethal yellowing virus isolates from Ceará and Rio Grande do Norte States, BrazilEpidemiological components of coffee rust affected by foliar application of potassium silicate author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tropical Plant Pathology

Print version ISSN 1982-5676

Abstract

GUINOSSI, Heverly das Merces; MOSCARDI, Flávio; OLIVEIRA, Maria Cristina Neves de  and  SOSA-GOMEZ, Daniel Ricardo. Dispersão espacial de Metarhizium anisopliae e Beauveria bassiana em campos de soja. Trop. plant pathol. [online]. 2012, vol.37, n.1, pp. 44-49. ISSN 1982-5676.  http://dx.doi.org/10.1590/S1982-56762012000100005.

A dispersão e a persistência de Beauveria bassiana e Metarhizium anisopliae mediante aplicações por polvilhamento e pulverização em óleo de soja em campos de soja foram estudados. A dispersão fúngica foi avaliada a partir de uma área central mediante a amostragem de folíolos sobre oito transectos dispostos em anéis concêntricos em intervalos de 20 m até 100 m da área central. A densidade de unidades formadoras de colônias (UFC) por unidade de área foliar foi determinada mediante lavado dos folíolos de soja em água contendo Tween 80 e plaqueamento das suspensões em água em meio seletivo dodine-aveia-agar. A dispersão espacial de B. bassiana no campo de soja foi significativamente maior quando os conídios foram aplicados com óleo em comparação com a aplicação por polvilhamento. Não foram observadas diferenças significativas no número de UFC de M. anisopliae entre as parcelas pulverizadas ou polvilhadas. As aplicações em óleo favoreceram a dispersão de B. bassiana na cultura da soja, mas não a de M. anisopliae. As misturas em caulim não são apropriadas para a dispersão de B. bassiana ou de M. anisopliae.

Keywords : entomopatógenos; epizootiologia; fungos; persistência; insetos.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English