SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue1Spatial dispersal of Metarhizium anisopliae and Beauveria bassiana in soybean fieldsDetection method for Leifsonia xyli subsp. xyli and effect of thermotherapy on bud germination in sugarcane varieties author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tropical Plant Pathology

Print version ISSN 1982-5676

Abstract

CARRE-MISSIO, Vivian et al. Componentes epidemiológicos da ferrugem do cafeeiro afetados pela aplicação foliar de silicato de potássio. Trop. plant pathol. [online]. 2012, vol.37, n.1, pp. 50-56. ISSN 1982-5676.  http://dx.doi.org/10.1590/S1982-56762012000100006.

A ferrugem, causada por Hemileia vastatrix, é a doença mais importante do cafeeiro. Existe uma necessidade urgente de se obter métodos alternativos de controle dessa doença que sejam menos nocivos ao meio ambiente. Este estudo avaliou o efeito da aplicação foliar de soluções de silicato de potássio (SP) nas doses de 0, 8, 20, 40 e 60 g/L, em pH 5,5 e 10,5, na intensidade da esporulação (IE) de H. vastatrix, número total de pústulas (NTP) por folha e severidade da ferrugem. Avaliou-se também o efeito dessas doses de SP, do fungicida oxicloreto de cobre (7,5 g/L) e da água destilada estéril em pHs 5,5, 7,5 e 10,5 na inibição da germinação de uredósporos de H. vastatrix. A concentração foliar de silício (Si) e de potássio (K) também foi determinada. A IE, o NTP e a severidade responderam de forma quadrática e negativa às doses crescentes de SP em pH 5,5 ou 10,5. Para as doses crescentes de SP em pH 5,5 ou 10,5, a resposta da IE, do NTP e da severidade foi linear e negativa. A concentração foliar de Si respondeu de forma linear e positiva às doses crescentes de SP com pH 5,5. Não houve efeito significativo das doses crescentes de SP em pH 10,5 na concentração foliar de Si e nem das doses crescentes de SP, nos dois valores de pH, na concentração foliar de K. A inibição da germinação dos uredósporos de H. vastatrix respondeu de forma linear e positiva às doses crescentes de SP nos três valores de pH. O fungicida oxicloreto de cobre reduziu significativamente a germinação dos uredósporos em comparação com as aplicações de SP. Os resultados desse trabalho apontam para a possibilidade da pulverização de solução de SP, em pH mais alcalino, visando reduzir a intensidade da ferrugem do cafeeiro.

Keywords : Coffea arabica; Hemileia vastatrix; nutrição mineral.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese