SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue1Malva sylvestris, new host of Puccinia heterospora in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Tropical Plant Pathology

Print version ISSN 1982-5676

Abstract

SILVA-LOBO, Valácia L. et al. Relação entre o teor de clorofila nas folhas e a severidade de brusone nas panículas em arroz de terras altas. Trop. plant pathol. [online]. 2012, vol.37, n.1, pp.83-87. ISSN 1982-5676.  http://dx.doi.org/10.1590/S1982-56762012000100011.

A brusone (Magnaporthe oryzae) é um dos principais fatores limitantes da produtividade do arroz de terras altas no Brasil. A época de plantio e o nível de adubação nitrogenada determinam o grau de severidade da brusone nas panículas. Foi realizado um experimento de campo com a cultivar BRS Bonança, visando determinar a relação entre o conteúdo de clorofila nas folhas superiores e a severidade de brusone nas panículas. O delineamento experimental foi blocos ao acaso em esquema de parcelas subdivididas com três repetições. Os tratamentos consistiram de 12 épocas de plantios em intervalos semanais e cinco níveis de nitrogênio (0, 30, 60, 120 e 240 kg ha-1 de N). As leituras do teor de clorofila foram feitas na folha bandeira com um clorofilômetro. A brusone nas panículas aumentou significativamente com o aumento dos níveis de N. Houve correlação significativa e positiva entre os níveis de N e o conteúdo de clorofila na folha bandeira (r=0,98; p < 0,01). A relação entre a severidade de brusone nas panículas e o teor de clorofila foi linear e positiva (r= 0,99; p < 0,01). Estes resultados mostram que o teor de clorofila pode ser incluído como variável independente no desenvolvimento de modelo matemático para a previsão de brusone nas panículas.

Keywords : Oryzae sativa; Pyricularia grisea; epidemiologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License