SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue5Isolation, identification and yield losses associated with sudden death syndrome in soybeans in Argentina author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Tropical Plant Pathology

Print version ISSN 1982-5676

Abstract

ARAUJO, Isaac B.; PERUCH, Luiz A.M.  and  STADNIK, Marciel J.. Efeito do extrato de alga e da argila silicatada na severidade da alternariose e na produtividade da cebolinha comum (Allium fistulosum L.). Trop. plant pathol. [online]. 2012, vol.37, n.5, pp. 363-367. ISSN 1982-5676.  http://dx.doi.org/10.1590/S1982-56762012000500010.

A alternariose é uma das doenças mais importantes da cebolinha em cultivo orgânico. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de pulverizações semanais de argila silicatada (Rocksil®) e extrato de Ulva fasciata no controle da doença e produtividade da cebolinha neste sistema de cultivo. Avaliou-se a severidade final e a área abaixo da curva de progresso da doença nas folhas centrais (Yf e AACPDf), bem como da planta inteira (Yp e AACPDp). Na colheita, determinou-se o comprimento e peso fresco das folhas. O experimento foi repetido em quatro ciclos da cultura. Os dados de severidade da doença e produtividade foram submetidos à análise de variância e teste de Duncan (P≤0.05).  Na maioria dos ciclos experimentais, diferenças significativas foram verificadas na sanidade e produtividade dos tratamentos em relação à testemunha (plantas tratadas com água). Ambos preparados propiciaram reduções médias de 41 a 62% na severidade final (Yf e Yp) e de 28 a 58% na área abaixo da curva de progresso da doença (AACPDf e AACPDp). Os tratamentos das plantas com argila silicatada e extrato de alga aumentaram o peso fresco das folhas em média de 46% e 32%, respectivamente. Apesar deste trabalho indicar que a argila silicatada e o extrato de algo têm potencial para o controle da alternariose da cebolinha, mais estudos são necessários para elucidar os níveis de controle  desses tratamentos em diferentes condições edafoclimáticas.  ≤0.05).  Na maioria dos ciclos experimentais, diferenças significativas foram verificadas na sanidade e produtividade dos tratamentos em relação à testemunha (plantas tratadas com água). Ambos preparados propiciaram reduções médias de 41 a 62% na severidade final (Yf e Yp) e de 28 a 58% na área abaixo da curva de progresso da doença (AACPDf e AACPDp). Os tratamentos das plantas com argila silicatada e extrato de alga aumentaram o peso fresco das folhas em média de 46% e 32%, respectivamente. Apesar deste trabalho indicar que a argila silicatada e o extrato de algo têm potencial para o controle da alternariose da cebolinha, mais estudos são necessários para elucidar os níveis de controle  desses tratamentos em diferentes condições edafoclimáticas.

Keywords : Alternaria porri; cultivo orgânico; extrato de algas; pó de rocha.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese