SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número3O turismo como um instrumento de proteção florestal na Amazônia: uma análise multivariada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

versão On-line ISSN 1982-6125

Resumo

GRIMM, Isabel Jurema; ALCANTARA, Liliane C. S.  e  SAMPAIO, Carlos Alberto Cioce. O turismo no cenário das mudanças climáticas: impactos, possibilidades e desafios. Rev. Bras. Pesq. Tur. [online]. 2018, vol.12, n.3, pp.1-22. ISSN 1982-6125.  https://doi.org/10.7784/rbtur.v12i3.1354.

O turismo pode ser considerado um setor econômico altamente sensível às mudanças climáticas, e tem contribuído para a emissão de gases de efeito estufa (GEE), uma das causas do aquecimento global. Para mitigar seus impactos negativos, surge a concepção do desenvolvimento do turismo sob a ótica da sustentabilidade que deverá incorporar as externalidades derivadas da mudança climática. Frente a esta realidade, este artigo analisa os impactos, oportunidades e desafios para o desenvolvimento sustentável do turismo no Brasil, a partir dos cenários projetados pela mudança climática global. A metodologia tem abordagem interdisciplinar e sistêmica, de cunho descritivo/analítico, realizada a partir de pesquisa bibliométrica, documental e entrevistas junto aos especialistas na temática do turismo, desenvolvimento e mudanças climáticas. Como resultados tem-se a construção de cenários prospectivos que mostram possíveis impactos e consequências das mudanças climáticas ao sistema turístico internacional, constituindo-se em informações para fins de mitigação, planejamento de ações de adaptação e minimização de impactos e vulnerabilidades.

Palavras-chave : Impactos Climáticos; Turismo; Adaptação; Mitigação..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )