SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número17Imbricações entre Goethe e Kant: Arte, Natureza e SublimeLiteratura e Imagologia: uma interação produtiva: a contribuição da comparatística da Universidade de Aachen índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Pandaemonium Germanicum

versão On-line ISSN 1982-8837

Resumo

CHAGAS, Pedro Dolabela. Desde 1970: contribuição alemã à historicização do presente. Pandaemonium ger. (Online) [online]. 2011, n.17, pp. 132-158. ISSN 1982-8837.  http://dx.doi.org/10.1590/S1982-88372011000100009.

O artigo analisa a presença sincrônica, na produção acadêmica alemã das últimas décadas, de trabalhos que, em conjunto, podem ser compreendidos como parte de um esforço não-coordenado de renovação epistemológica e de historicização da episteme artística. Das contribuições de autores diversos são sintetizadas as linhas de constituição daquelas duas grandes problemáticas, que foram distintas, porém convergentes, em seus desdobramentos para a compreensão da arte e da crítica de arte. De um lado, mostra-se a imbricação da renovação epistemológica com novos padrões de percepção do tempo e com o conceito científico de "emergência"; de outro, vê-se como a historicização da episteme artística esteve fortemente dedicada à crítica institucional. Ao longo da apresentação, dá-se destaque ao componente crítico daquelas duas formas de historicização, motivadas, como elas foram, pela insatisfação com a condição atual - nas décadas de 1970 e 1980 - da arte e do pensamento.

Palavras-chave : Estética; História da Arte; Teoria Literária; Pensamento Contemporâneo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português