SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número18The scale and the pans: Hölderlin, Benjamin and the scene of HistoryHistórias da Arquitetura ou Arquiteturas da História: uma leitura de Austerlitz, de W. G. Sebald índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Pandaemonium Germanicum

versão On-line ISSN 1982-8837

Resumo

TAVARES, Pedro Heliodoro M. B.. Fausto como teatro de animação: suas origens sacro-profanas e influências sobre a tradição literária. Pandaemonium ger. [online]. 2011, n.18, pp. 72-99. ISSN 1982-8837.  http://dx.doi.org/10.1590/S1982-88372011000200006.

Pretendemos, no seguinte artigo, apresentar a história de Fausto através da tradição do teatro de animação e suas influências sobre obras literárias relacionadas ao doutor herético. Baseada em uma personalidade real, a lenda de Fausto remonta à época da reforma luterana. Desde o Volksbuch de Spies, Fausto operou como um exemplo de advertência para a fé recém surgida, que encontrou na técnica do teatro de animação a maneira ideal de difundir sua ideologia. Mais tarde, a advertência tornou-se fascinação em relação a esta personagem, que ganhou fama em sua fusão com a divertida tradição do Kasperltheater. Seguindo as pegadas dessa evolução, podemos certamente entender algumas das direções que a lenda tomou em obras literárias, especialmente no caso do Fausto de Goethe.

Palavras-chave : Fausto; Teatro de Animação; Kasperltheater.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português