SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número18Estudo linguístico comparativo sobre onomatopeias em histórias em quadrinhos: Português / AlemãoO ambiente virtual na formação inicial de professores de alemão como apoio para o ensino e a aprendizagem da língua e a reflexão sobre ações docentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Pandaemonium Germanicum

versão On-line ISSN 1982-8837

Resumo

FERREIRA, Mergenfel A. Vaz. Olhares brasileiros e alemães: um estudo sobre percepção, interculturalidade e ensino de língua e cultura estrangeira. Pandaemonium ger. [online]. 2011, n.18, pp. 185-213. ISSN 1982-8837.  http://dx.doi.org/10.1590/S1982-88372011000200011.

O presente artigo tem por objetivo apresentar um estudo comparativo da percepção de textos multimodais, mais especificamente, anúncios publicitários impressos em revistas brasileiras e alemãs, por aprendizes brasileiros de ALE (Alemão como Língua Estrangeira) e por aprendizes alemães de PLE (Português como Língua Estrangeira), com especial atenção para a dimensão intercultural envolvida neste processo. Através da análise desenvolvida no estudo, puderam ser identificados tanto os aspectos culturais mais diretamente relacionados a usos linguísticos (uso de pronomes pessoais e formas de tratamento, por exemplo), quanto de aspectos culturais mais subjetivos (a percepção de estados emocionais, a visão de trabalho, entre outros). Este estudo também discute as implicações do vínculo entre as escolhas linguísticas e a cultura para o ensino de LCE (Língua/ Cultura Estrangeira).

Palavras-chave : anúncios publicitários; percepção; interculturalidade; ensino de língua [cultura estrangeira].

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português