SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue4Citopathological alterations and risk factors for uterine cervical neoplasmPerceptions of nurses about leadership author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Gaúcha de Enfermagem

On-line version ISSN 1983-1447

Abstract

VIEIRA, Letícia Becker; PADOIN, Stela Maris de Mello  and  LANDERDAHL, Maria Celeste. A percepção de profissionais da saúde de um hospital sobre a violência contra as mulheres. Rev. Gaúcha Enferm. (Online) [online]. 2009, vol.30, n.4, pp. 609-616. ISSN 1983-1447.  http://dx.doi.org/10.1590/S1983-14472009000400005.

Estudo qualitativo que objetivou conhecer percepções de profissionais de saúde acerca da assistência às mulheres em situação de violência. O cenário foi um hospital de ensino no sul do Brasil. Os sujeitos da pesquisa foram 12 profissionais de saúde do Centro Obstétrico e Pronto Socorro. A coleta dos dados realizou-se em abril/maio de 2008, a partir de vinheta e entrevista semi-estruturada. As informações foram organizadas e estruturadas por meio da análise temática. Dos resultados emergiram duas categorias: o diálogo como instrumento facilitador para a identificação da violência e seus encaminhamentos, e a complexidade do fenômeno e suas implicações na assistência. Aponta-se a necessidade de criação de espaços de responsabilização dos órgãos formadores e serviços de saúde na formação de equipe multiprofissional que discuta e implemente a política de atendimento às mulheres em situação de violência.

Keywords : Violência contra a mulher; Saúde da mulher; Assistência à saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese