SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número4Gravedad de las intoxicaciones por insecticidas inhibidores de colinesterasa en el noroeste del estado do Paraná, BrasilLa maternidad en la adolescencia: sueño realizado y las expectativas para el futuro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Gaúcha de Enfermagem

versión On-line ISSN 1983-1447

Resumen

BERGAN, Carla; BURSZTYN, Ivani; SANTOS, Mauro César de Oliveira  y  TURA, Luiz Fernando Rangel. Humanização: representações sociais do hospital pediátrico. Rev. Gaúcha Enferm. (Online) [online]. 2009, vol.30, n.4, pp. 656-661. ISSN 1983-1447.  http://dx.doi.org/10.1590/S1983-14472009000400011.

Este trabalho visa investigar os aspectos da arquitetura e ambiente construído no processo de humanização do hospital pediátrico e sua influência na recuperação da criança hospitalizada. Baseando-se na Teoria das Representações Sociais, procedeu-se à análise estrutural, utilizando associação livre de palavras e questionários semi-estruturados na coleta de dados. O estudo foi realizado em um hospital público do Rio de Janeiro e os resultados apresentados referem-se às representações produzidas por 75 acompanhantes dos pacientes. No núcleo central da representação aparece o elemento "atendimento", enquanto "reforma", "medicamentos", "organização" e "carinho" aparecem no sistema periférico. A humanização para estes sujeitos parece estar fortemente ligada ao direito à saúde e acesso aos serviços. Porém, aspectos que modalizam a qualidade do atendimento, e que têm sido arrolados como humanização, não são negligenciados. Os resultados permitem estabelecer recomendações para o aprimoramento dos programas arquitetônicos para o hospital contemporâneo e para a qualidade do serviço.

Palabras llave : Humanização da assistência; Arquitetura hospitalar; Hospitais pediátricos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués