SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número4Estratégias de ensino das habilidades do pensamento crítico na enfermagemSaúde coletiva na perspectiva ecossistêmica: uma possibilidade de ações do enfermeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Gaúcha de Enfermagem

versão On-line ISSN 1983-1447

Resumo

LINCH, Graciele Fernanda da Costa; GUIDO, Laura de Azevedo; PITTHAN, Luiza de Oliveira  e  UMANN, Juliane. Unidades de hemodinâmica: a produção do conhecimento. Rev. Gaúcha Enferm. (Online) [online]. 2009, vol.30, n.4, pp. 742-749. ISSN 1983-1447.  http://dx.doi.org/10.1590/S1983-14472009000400022.

Trata-se de uma revisão integrativa de literatura com o objetivo de investigar o que se tem publicado sobre enfermagem em hemodinâmica nas bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SciELO), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), e Base de Dados em Enfermagem (BDENF); com os descritores: Enfermagem/Hemodinâmica e Nursing/Hemodynamics. Os dados indicam que os estudos em sua maioria foram desenvolvidos por enfermeiros, e relacionados à assistência de enfermagem. Ainda, foram abordados aspectos relacionados ao reprocesso de cateteres e saúde dos profissionais de enfermagem. Contudo, pode-se perceber que a publicação de trabalhos relacionados às unidades de hemodinâmica é escassa. No entanto, demonstram o predomínio de pesquisas e relatos relacionados aos aspectos da assistência de enfermagem nesse setor, o que pode representar as necessidades e os problemas que permeiam o trabalho.

Palavras-chave : Hemodinâmica; Cardiologia; Cuidados de enfermagem.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · pdf em Português