SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número4Unidades de hemodinâmica: a produção do conhecimentoDesafios e oportunidades na educação de pós-graduação em enfermagem por aprendizagem distribuída no Canadá e Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Gaúcha de Enfermagem

versão On-line ISSN 1983-1447

Resumo

SANTOS, Mateus Casanova dos; SIQUEIRA, Hedi Crecencia Heckler de  e  SILVA, Jose Richard de Sosa. Saúde coletiva na perspectiva ecossistêmica: uma possibilidade de ações do enfermeiro. Rev. Gaúcha Enferm. (Online) [online]. 2009, vol.30, n.4, pp. 750-754. ISSN 1983-1447.  http://dx.doi.org/10.1590/S1983-14472009000400023.

O arcabouço da saúde coletiva ao buscar estratégias de proteção ao meio ambiente desenvolve uma prática da consciência ecossistêmica. As práticas ecológicas reconhecem o direito do ser humano de viver em um ambiente saudável e adequado, e a ser informado sobre os riscos do ambiente em relação à saúde e seu bem-estar. O presente trabalho tem por objetivo tecer uma discussão teórico-reflexiva sobre a adoção das práticas ecológicas urbanas em comunidades e sua relação com a saúde coletiva e vislumbrar possibilidades de inserção das ações do enfermeiro neste espaço. As ações da dialogicidade, da discussão estimulativa, da aproximação do enfermeiro com o habitat do ser humano, são capazes de encontrar reciprocidade na saúde coletiva e ao enfoque ecossistêmico. O respeito as suas crenças e ao seu conhecer em relação as suas necessidades em saúde, pode traduzir-se, objetivamente, na promoção da consciência ecológica e do espírito coletivo voltado para a cidadania.

Palavras-chave : Ecossistema; Saúde pública; Fenômenos ecológicos e ambientais; Papel do profissional de enfermagem.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · pdf em Português