SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número1Atentando para as singularidades humanas na atenção à saúde por meio do diálogo e acolhimentoCateter central de inserção periférica: descrição da utilização em UTI Neonatal e Pediátrica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Gaúcha de Enfermagem

versão On-line ISSN 1983-1447

Resumo

COSTA, Sandra Patricia da; PAZ, Adriana Aparecida  e  SOUZA, Emiliane Nogueira de. Avaliação dos registros de enfermagem quanto ao exame físico. Rev. Gaúcha Enferm. (Online) [online]. 2010, vol.31, n.1, pp. 62-69. ISSN 1983-1447.  http://dx.doi.org/10.1590/S1983-14472010000100009.

Os registros de enfermagem geram subsídios essenciais ao planejamento do cuidado individualizado, sendo a coleta de dados a primeira etapa do Processo de Enfermagem. O objetivo deste estudo foi avaliar os registros realizados pelos enfermeiros quanto ao exame físico do cliente na unidade de tratamento intensivo (UTI) e na unidade de internação clínica (UIC). O estudo é transversal-retrospectivo, no qual foram avaliados 69 prontuários de clientes internados em UTI e transferidos para UIC de um hospital público e outro privado. Constatou-se que os registros realizados pelos enfermeiros, mais freqüentes e com melhor qualidade acerca do exame físico, foram os da UTI, enquanto na UIC eram mais frequentes os registros de intercorrências clínicas ocorridas durante o plantão. Evidenciou-se um déficit nos registros acerca do exame físico, o que pode dificultar a assistência individualizada com enfoque nas reais necessidades do cliente, uma vez que muitas alterações podem ser deixadas de serem registradas.

Palavras-chave : Controle de formulários e registros; Exame físico; Registros de enfermagem.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · pdf em Português