SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue1Peripherally inserted central catheter: description of its utilization in Neonatal and Pediatric ICUPalliative care: the nurses contributions in pain assessment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Gaúcha de Enfermagem

On-line version ISSN 1983-1447

Abstract

PADOIN, Stela Maris de Mello; SOUZA, Ívis Emília de Oliveira  and  PAULA, Cristiane Cardoso de. Cotidianidade da mulher que tem HIV/AIDS: modo de ser diante da (im)possibilidade de amamentar. Rev. Gaúcha Enferm. (Online) [online]. 2010, vol.31, n.1, pp. 77-83. ISSN 1983-1447.  http://dx.doi.org/10.1590/S1983-14472010000100011.

Investigação fenomenológica que objetivou compreender a cotidianidade da mulher infectada pelo vírus da imunodeficiência humana, diante da impossibilidade de amamentar. Desenvolveu-se entrevista com 12 mulheres, em um hospital universitário no sul do Brasil. Os depoimentos, analisados pelo método heideggeriano, revelaram que a mulher se mostra como ser-no-mundo e se mantém, predominantemente, na impessoalidade. Desvelou-se o modo de ser da de-cadência, expresso pela ocupação, falatório, curiosidade, ambigüidade e temor, além da inautenticidade do pacto de silêncio e do não dito. O cuidado solícito, mediado pela relação dialógica entre a mãe e o/a filho/a, entre a mulher e o/a profissional, mostrou a possibilidade do movimento da inautenticidade para a autenticidade. Recomenda-se, como estratégia assistencial, o encontro vivido e dialogado, mediado pela escuta, empatia e intersubjetividade, que se desenvolva a partir da compreensão do modo de ser do humano diante das impossibilidades da condição sorológica e na busca de desvelar suas possibilidades.

Keywords : Saúde da mulher; Síndrome da imunodeficiência adquirida; Aleitamento materno; Filosofia em enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese