SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue3Aged woman's vulnerability related to AIDSIntergenerational care with elderly: autonomy of the elderly and presence of caregiver author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Gaúcha de Enfermagem

On-line version ISSN 1983-1447

Abstract

LIMA, Francisca Elisângela Teixeira et al. Consulta de enfermagem: espaço para criação e utilização de protocolo para pacientes após revascularização miocárdica. Rev. Gaúcha Enferm. (Online) [online]. 2010, vol.31, n.3, pp. 458-466. ISSN 1983-1447.  http://dx.doi.org/10.1590/S1983-14472010000300008.

Estudo descritivo com objetivo de descrever um protocolo de consultas de enfermagem testado para pacientes após revascularização miocárdica. O protocolo, aplicado em uma unidade de cardiologia hospitalar, possui metas que devem ser atingidas no decorrer da consulta ou no período entre elas. Para o alcance de cada meta, foram estabelecidas as ações de enfermagem que devem ser executadas pelo enfermeiro, expostas em três quadros: Estratégias de consulta de enfermagem referente ao primeiro atendimento; Estratégias de consultas de enfermagem referente aos atendimentos nº 2, nº 3 e nº 4; Estratégias de consultas de enfermagem referente ao atendimento nº 5 referente ao sexto mês após a cirurgia. A partir da aplicação do protocolo foi possível realizar uma avaliação sistemática do paciente, levantando seus reais problemas para planejar e realizar intervenções de enfermagem, principalmente as relacionadas às mudanças comportamentais.

Keywords : Processos de enfermagem; Continuidade da assistência ao paciente; Revascularização miocárdica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese