SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue3Action in mental health to families in different contexts of work: integrative reviewNine Equivalents of Nursing Manpower Use Score (NEMS): a study of its historical process author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Gaúcha de Enfermagem

On-line version ISSN 1983-1447

Abstract

TRONCO, Caroline Sissy; PAULA, Cristiane Cardoso de; PADOIN, Stela Maris de Mello  and  LANGENDORF, Tassiane Ferreira. Análise da produção científica acerca da atenção ao recém-nascido de baixo peso em UTI. Rev. Gaúcha Enferm. (Online) [online]. 2010, vol.31, n.3, pp. 575-583. ISSN 1983-1447.  http://dx.doi.org/10.1590/S1983-14472010000300024.

O objetivo deste estudo foi analisar a natureza e tendência dos artigos na temática saúde do recém nascido de baixo peso. Trata-se de uma revisão integrativa desenvolvida em agosto de 2009, a partir dos descritores: "recém-nascido de baixo peso" or "recém-nascido de muito baixo peso" and "unidades de terapia intensiva neonatal", no recorte temporal 1990-2008. A amostra de 608 resumos foi submetida à análise de conteúdo temática. Nos resultados, os estudos de natureza clínico-epidemiológica contemplam os fatores de risco do baixo peso e morbimortalidade neonatal e os de tendência assistencial contribuem com as rotinas e cuidados prestados. Evidenciam-se os avanços na atenção a saúde do recém-nascido, a complexidade clínica e as implicações para sua assistência. Destaca-se a lacuna de pesquisas que aponte a subjetividade, o apoio e a inclusão das famílias nos cuidados e no enfrentamento dessa situação.

Keywords : Recém-nascido de baixo peso; Recém-nascido de muito baixo peso; Unidades de terapia intensiva neonatal.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese