Este estudo tem como objetivo identificar os fatores de insatisfação no trabalho segundo a percepção de enfermeiros de um hospital universitário. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa na abordagem descritivo-exploratória. Da análise das entrevistas feitas com seis enfermeiras emergiram duas categorias: Dimensão Pessoal e Dimensão Institucional. A categoria "Dimensão Pessoal" é composta pelas unidades de significado "Sentimentos Relacionados ao Trabalho" e "Atitudes Relacionadas ao Trabalho", enquanto que a categoria "Dimensão Institucional" integra as unidades de significado "Condições de Trabalho" e "Relacionamento Interpessoal". Os fatores de insatisfação identificados nas entrevistas englobam tanto aspectos pessoais como institucionais e mostram correlação positiva com os achados de outros estudos que abordam sobre esse tema. A insatisfação no trabalho não causa repercussões somente na assistência ao paciente, mas também causa impacto no profissional refletindo na qualidade do seu trabalho e na sua produtividade.
Satisfação no emprego; Indicadores de qualidade; Recursos humanos de enfermagem no hospital