SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue4What is being a mother of a child with cystic fibrosisPleasure-suffering of nursing workers in a hemodialysis service: a qualitative study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Gaúcha de Enfermagem

On-line version ISSN 1983-1447

Abstract

CAMARA, Mariana Cristina  and  PEREIRA, Maria Alice Ornellas. Percepções de transtorno mental de usuários da Estratégia Saúde da Família. Rev. Gaúcha Enferm. (Online) [online]. 2010, vol.31, n.4, pp. 730-737. ISSN 1983-1447.  http://dx.doi.org/10.1590/S1983-14472010000400017.

Esta pesquisa objetivou identificar percepções de transtorno mental, elaboradas pelas pessoas que recebem atendimento de saúde mental na Estratégia Saúde da Família. A investigação é de natureza qualitativa, participaram 12 sujeitos. Utilizamos a entrevista semi-estruturada, recorremos à análise temática para a apreensão de percepções do transtorno mental vivido aos temas: história de vida sofrida, desavenças familiares. As percepções contêm aspectos ligados às carências econômicas, afetivas, relacionais que fazem parte da dinâmica de vida dos sujeitos, os tornam vulneráveis e demonstram a abrangência do processo saúde-doença. Destacamos a menção do suicídio, evidente de modo significativo nos depoimentos, apontamos a importância de se atentar aos conceitos elaborados pelas pessoas que são o objeto do cuidado e ressaltamos a necessidade de diretrizes organizacionais de assistência que respondam à pluralidade da demanda.

Keywords : Saúde mental; Psicopatologia; Aceitação social; Afeto.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese