SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número4Avaliação do instrumento Edmonton Symptom Assessment System em cuidados paliativos: revisão integrativaPacientes com câncer gástrico submetidos à gastrectomia: uma revisão integrativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Gaúcha de Enfermagem

versão On-line ISSN 1983-1447

Resumo

GUBERT, Fabiane do Amaral et al. Escalas para medida de comportamento preventivo em meninas adolescentes frente às DST/HIV: revisão integrativa. Rev. Gaúcha Enferm. (Online) [online]. 2010, vol.31, n.4, pp. 794-802. ISSN 1983-1447.  http://dx.doi.org/10.1590/S1983-14472010000400025.

Desde o surgimento da epidemia da aids no cenário epidemiológico mundial, a prevenção da transmissão do HIV entre mulheres e adolescentes tem sido um dos maiores desafios no controle da doença. Por meio da revisão integrativa, este estudo tem por objetivo descrever os estudos que utilizaram escalas validadas a fim de acessar comportamentos de adolescentes do sexo feminino frente à prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. Para seleção dos artigos utilizou-se duas bases de dados: PubMed, arquivo digital produzido pela National Library of Medicine, e Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL); a amostra constitui-se de sete artigos. As escalas apontam que o profissional de saúde deve reconhecer as interações entre os pares, parceiros sexuais e pais para avaliar a vulnerabilidade das adolescentes e incentiva o uso de ferramentas confiáveis para a prática de enfermagem no contexto da prevenção a estes agravos.

Palavras-chave : Pesquisa metodológica em enfermagem; Estudos de validação; Adolescente; Doenças sexualmente transmissíveis.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · pdf em Português