SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número2Avaliação da qualidade de vida em idosos submetidos ao tratamento hemodialíticoDoença de alzheimer e demandas de cuidados: o que os enfermeiros sabem? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Gaúcha de Enfermagem

versão On-line ISSN 1983-1447

Resumo

BACKES, Marli Terezinha Stein et al. Do antropocentrismo ao ecologicentrismo: formação para o cuidado ecológico na saúde. Rev. Gaúcha Enferm. (Online) [online]. 2011, vol.32, n.2, pp.263-269. ISSN 1983-1447.  https://doi.org/10.1590/S1983-14472011000200008.

Buscou-se o significado que estudantes e professores universitários atribuem ao cuidado ecológico e como essa temática é abordada nos cursos da área da saúde de uma instituição pública federal do sul do Brasil. Nosso objetivo é discutir a categoria central. O método foi a Teoria Fundamentada nos Dados, com dez entrevistas, com dois grupos amostrais, entre setembro de 2008 e abril de 2009. Culminou com a formulação da teoria: vislumbrando o cuidado ecológico como um fenômeno amplo e complexo; com a categoria central: o cuidado ecológico resultante das relações, interações e associações com o ambiente global. Concluiu-se que, para a sobrevivência dos diferentes seres no planeta, não basta combater o antropocentrismo, é urgente formar para o ecologicentrismo, para a interatividade e adaptabilidade funcional sistêmica. É preciso ir além dos discursos e congressos mundiais e refazer a teia de interdependências de todos os seres e elementos da natureza.

Palavras-chave : Desenvolvimento sustentável; Ecologia; Formação de recursos humanos; Meio ambiente; Natureza; Relações interpessoais.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons