SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número4La violencia sexual contra adolescentes: notificaciones en los consejos tutelares, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, BrasilLa enfermera en la gestión de la calidad en el servicio de urgencia en el hospital: revisión integradora de la literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Gaúcha de Enfermagem

versión On-line ISSN 1983-1447

Resumen

ALVES, Caroline de Oliveira et al. Emprego de soluções adocicadas no alívio da dor neonatal em recém-nascido prematuro: uma revisão integrativa. Rev. Gaúcha Enferm. [online]. 2011, vol.32, n.4, pp. 788-796. ISSN 1983-1447.  http://dx.doi.org/10.1590/S1983-14472011000400021.

As experiências dolorosas repetida em recém-nascidos podem ter efeito a curto e a longo prazo, especialmente nos prematuros. Como uma medida de alívio da dor, tem sido recomendado o uso de soluções adocicadas em procedimentos dolorosos. Este estudo objetiva avaliar as evidências do efeito da sacarose e da glicose oral no alívio da dor aguda em recém-nascidos prematuros. Realizou-se uma revisão integrativa, nas bases de dados MEDLINE e LILACS, no período de 2005 a 2010, foram selecionados oito artigos. A análise destes revelou o efeito analgésico da glicose e da sacarose em procedimentos agudos. Nenhum efeito colateral foi encontrado nos recém-nascidos que receberam a glicose/sacarose. Ressalta-se a importância do uso da escala de avaliação da dor que mais se identifique com a população predominante nas unidades neonatais, que seja de fácil aplicação e manuseio pelos profissionais de saúde.

Palabras llave : Dor; Recém-nascido; Prematuro; Glucose; Sacarose; Analgesia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués