SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue1The identification of anxiety through the analysis of the iris: a possibilityNursing care: how nursing assistants perceive it author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Gaúcha de Enfermagem

On-line version ISSN 1983-1447

Abstract

NUNCIARONI, Andressa Teoli et al. Caracterização dos diagnósticos de enfermagem de pacientes internados em uma unidade de cardiologia. Rev. Gaúcha Enferm. [online]. 2012, vol.33, n.1, pp. 32-41. ISSN 1983-1447.  http://dx.doi.org/10.1590/S1983-14472012000100005.

Trata-se de um estudo retrospectivo, descritivo-exploratório, com objetivo de formular os diagnósticos de enfermagem (DE) mais frequentes no subgrupo de pacientes portadores de doenças isquêmicas do coração, internados em unidade de cardiologia e verificar sua associação com características sociodemográficas e clínicas. Os dados foram coletados a partir de instrumento baseado nas características definidoras e fatores de risco (Taxonomia II, North American Nursing Diagnosis Association International) e submetidos à análise descritiva simples e inferencial para verificar a associação entre os DE e as características sociodemográficas e clínicas. Foram formulados 77 DE, dos quais 18 encontravam-se acima do percentil 75. Destes, 15 foram associados a alguma característica sociodemográfica ou clínica como sexo, idade, estado civil, atividade profissional e condições clínicas associadas.

Keywords : Diagnóstico de enfermagem; Classificação; Doenças cardiovasculares.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese