SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue1Standardized nutritional intervention in hypoglycemic inpatientsHow the nursing staff perceives work in a burn unit author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Gaúcha de Enfermagem

On-line version ISSN 1983-1447

Abstract

SANTOS, Maria Claudia dos et al. O processo comunicativo no serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU-192). Rev. Gaúcha Enferm. [online]. 2012, vol.33, n.1, pp. 69-76. ISSN 1983-1447.  http://dx.doi.org/10.1590/S1983-14472012000100010.

Este trabalho objetiva caracterizar o processo comunicativo entre os auxiliares de enfermagem das viaturas de Suporte Básico de Vida do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, a coordenação deste serviço e a Central Única de Regulação Médica de um município do Estado de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa descritivo-qualitativa que utilizou a análise temática de conteúdo para a análise dos dados. Usou-se entrevista semi-estruturada para a coleta de dados que foi realizada em janeiro de 2010. Os resultados obtidos mostram dificuldades de comunicação tanto com a Central de Regulação Médica quanto com a coordenação. Os aspectos que mais se destacaram foram as falhas durante a transmissão via rádio, falta de capacitação dos operadores de rádio, acesso à coordenação dificultado e ausência da supervisão dos enfermeiros. No entanto, foi possível detectar soluções que visam à melhoria da comunicação e, consequentemente, do atendimento ofertado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Keywords : Serviços médicos de emergência; Sistemas de comunicação entre serviços de emergência; Enfermagem em emergência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese