SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue1Social representations of elders' quality of lifeFamily labor: desired distribution of housework and childcare between spouses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Gaúcha de Enfermagem

On-line version ISSN 1983-1447

Abstract

ESPINDOLA, Marcia Cristina Guimarães  and  FONTANA, Rosane Teresinha. Riscos ocupacionais e mecanismos de autocuidado do trabalhador de um centro de material e esterilização. Rev. Gaúcha Enferm. [online]. 2012, vol.33, n.1, pp. 116-123. ISSN 1983-1447.  http://dx.doi.org/10.1590/S1983-14472012000100016.

O objetivo do estudo foi investigar riscos ocupacionais e mecanismos de autocuidado utilizados pelos auxiliares e técnicos de enfermagem que trabalham em um Centro de Material e Esterilização. Estudo descritivo, de abordagem qualitativa, realizado junto a 13 trabalhadores de um hospital regional de médio porte, localizado no interior do estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados no primeiro semestre de 2010, mediante entrevistas, e analisados pelo método da análise temática. O risco ocupacional mais referido pelos trabalhadores foi o físico, caracterizado pelo calor. Uso de equipamentos de proteção individual, hidratação e imunizações são alguns dos mecanismos utilizados pelos sujeitos para a prevenção de agravos e a promoção de sua saúde. A cogestão entre os sujeitos que vivenciam o trabalho e os gestores na discussão e elaboração de ações de melhoria das condições laborais, pode construir ambiências seguras aos usuários do serviço e aos produtores de saúde.

Keywords : Saúde do trabalhador; Enfermagem do trabalho; Riscos ocupacionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese