Acessibilidade / Reportar erro

Práticas educativas em diabetes Mellitus: revisão integrativa da literatura

Las prácticas educativas en la diabetes Mellitus: revisión integradora de la literatura

Educational practices for diabetes Mellitus: integrative literature review

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com o objetivo de identificar a produção científica multiprofissional sobre as práticas educativas para indivíduos com diabetes, disponíveis nas bases de dados: Literatura Latino Americana em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature end Retrieval System on Line (Medline), Índice Bibliográfico Español en Ciencias de la Salud (Ibecs) e a Base de Dados em Enfermagem (BDENF), no período de 1999 a 2009. Os resultados mostram que as práticas educativas são desenvolvidas, principalmente, para adultos e idosos de até 80 anos, e envolvem temáticas que refletem o cotidiano do viver com diabetes. Estas práticas são difundidas, principalmente através de grupos, trazendo benefícios, não só para o indivíduo com diabetes, mas também para o profissional de saúde. Visualiza-se o processo de mudança do paradigma da educação tradicional, para uma educação problematizadora e dialógica, com vistas à promoção da saúde.

Educação em saúde; Promoção da saúde; Diabetes Mellitus


Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br