SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue2Instrument to collect data for critical patients based on the theory of basic human needsPatients living with HIV/AIDS and co-infection by tuberculosis: difficulties associated with treatment compliance or dropout author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Gaúcha de Enfermagem

On-line version ISSN 1983-1447

Abstract

BARLEM, Jamila Geri Tomaschewski et al. Opção e evasão de um curso de graduação em enfermagem: percepção de estudantes evadidos. Rev. Gaúcha Enferm. [online]. 2012, vol.33, n.2, pp. 132-138. ISSN 1983-1447.  http://dx.doi.org/10.1590/S1983-14472012000200019.

Pesquisa qualitativa, desenvolvida em Universidade Federal do Sul do Brasil, que objetivou conhecer quais foram os motivos para opção e evasão do Curso de Graduação em Enfermagem, na percepção de estudantes evadidos. A coleta de dados ocorreu mediante envio de questionário, por meio eletrônico, a dezenove estudantes evadidos. Os nove questionários devolvidos foram submetidos à Análise Textual Qualitativa, de onde emergiram duas categorias: motivos da opção pelo curso de graduação em enfermagem e motivos para evasão do curso de graduação em enfermagem. Os resultados mostraram que a opção pelo curso está associada à vocação pessoal, à percepção da enfermagem como profissão do cuidado e sua aproximação com a área da saúde. Já a evasão está relacionada à aprovação no curso de primeira opção, ao desconhecimento acerca da profissão, às dificuldades financeiras e à desvalorização profissional. Enfatiza-se a necessidade de maior disseminação do conhecimento sobre o trabalho da Enfermagem, os campos de atuação e as atribuições.

Keywords : Educação em enfermagem; Estudantes de enfermagem; Evasão escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese