SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue2Patient education on drug treatment regimen in the process of hospital discharge: an integrative reviewRisk and vulnerability in the practice of professional healthcare author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Gaúcha de Enfermagem

On-line version ISSN 1983-1447

Abstract

BRANDAO, Daniela Filipa Soares  and  MARTIN, José Ignacio. Método de Montessori aplicado à demência: revisão da literatura. Rev. Gaúcha Enferm. [online]. 2012, vol.33, n.2, pp. 197-204. ISSN 1983-1447.  http://dx.doi.org/10.1590/S1983-14472012000200027.

O método de Montessori foi aplicado inicialmente às crianças, mas atualmente aplica-se a pessoas com demência. O objetivo deste trabalho é fazer uma revisão sistemática da investigação sobre a eficácia desse método, utilizando a Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline) com as palavras-chave demência e método de Montessori. Foram selecionados 10 estudos, onde se verificam melhorias significativas na participação e no envolvimento construtivo e diminuição dos afectos negativos e do envolvimento passivo. Não obstante, as revisões da literatura acerca desta intervenção não farmacológica em demência classificam esse método como fraco, em termos de eficácia. Essa aparente discrepância pode explicar-se porque o método de Montessori pode ter, de fato, uma influência pouco significativa em dimensões como a dos problemas comportamentais ou porque não existe investigação acerca desse método com elevados níveis de controle como são a presença de vários grupos de controle ou o duplo-cego.

Keywords : Revisão; Demência; Idoso; Terapêutica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese