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Revista Gaúcha de Enfermagem

On-line version ISSN 1983-1447

Abstract

BENEDETTI, Gabriella Michel dos Santos et al. Significado do processo morte/morrer para os acadêmicos ingressantes no curso de enfermagem. Rev. Gaúcha Enferm. [online]. 2013, vol.34, n.1, pp.173-179. ISSN 1983-1447.  https://doi.org/10.1590/S1983-14472013000100022.

Trata-se de uma pesquisa qualitativa, embasada na fenomenologia existencial heideggeriana, com o objetivo de desvelar o significado do processo morte/morrer para acadêmicos ingressantes no curso de enfermagem, realizada numa universidade pública do Noroeste do Paraná, Brasil, entre os meses de agosto e outubro de 2010, quando se entrevistaram 33 graduandos do primeiro ano do curso de enfermagem. Da análise fenomenológica, emergiram as seguintes temáticas existenciais: "Entendendo a morte como um processo difícil de ser compreendido"; "Compreendendo a morte como um processo natural"; "Vislumbrando a morte como uma passagem para outra vida". Por este estudo, compreendeu-se que o saber e a morte estão enredados na temporalidade e historicidade de cada ser, sendo necessária uma compreensão científica, filosófica e ética do fenômeno morte/morrer para que o acadêmico possa se preparar para o cuidado humanizado ao doente e sua família.

Keywords : Morte; Ensino; Estudantes de enfermagem.

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