SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número4Fidedignidade e validade do Instrumento de Avaliação da Dor em Idosos Confusos - IADICMobilização do conhecimento científico por egressos de um mestrado em enfermagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Gaúcha de Enfermagem

versão On-line ISSN 1983-1447

Resumo

ESTEVES, Marcella Tardeli; DE DOMENICO, Edvane Birelo Lopes; PETITO, Eliana Louzada  e  GUTIERREZ, Maria Gaby Rivero de. Intervenção educativa para o automonitoramento da drenagem contínua no pós-operatório de mastectomia. Rev. Gaúcha Enferm. [online]. 2013, vol.34, n.4, pp.75-83. ISSN 1983-1447.  http://dx.doi.org/10.1590/S1983-14472013000400010.

Trata-se de um estudo de intervenção educativa desenvolvido com o objetivo de avaliar o desempenho de pacientes submetidas à cirurgia por câncer de mama, no automonitoramento do sistema de drenagem contínua. Foi realizado no Ambulatório de Mastologia do Hospital São Paulo da Universidade Federal de São Paulo, entre maio de 2009 e março de 2010, após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa dessa instituição. Participaram 79 mulheres que realizaram cirurgia por câncer de mama e portadoras do dreno. A intervenção constou de: aula e simulação do manejo do sistema de drenagem contínua, avaliação do desempenho e reforço das orientações. Constatou-se que o treinamento com foco no autocuidado exercido pelas pacientes, bem como a estratégia utilizada influenciaram favoravelmente o automonitoramento do sistema de drenagem contínua, propiciando a prevenção de obstrução do mesmo, evidenciada pelo percentual de pacientes que mantiveram a perviedade do sistema (84,2%).

Palavras-chave : Neoplasias da mama; Cuidados pós-operatórios; Sucção; Autocuidado; Alta do paciente; Simulação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons