SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2A experiência do outro e o vir a ser cidadão idosoA rede de atenção à saúde mental a partir da Estratégia Saúde da Família índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Gaúcha de Enfermagem

versão On-line ISSN 1983-1447

Resumo

MORESCHI, Claudete et al. A importância dos resíduos de serviços de saúde para docentes, discentes e egressos da área da saúde. Rev. Gaúcha Enferm. [online]. 2014, vol.35, n.2, pp.20-26. ISSN 1983-1447.  https://doi.org/10.1590/1983-1447.2014.02.43998.

O presente estudo objetivou conhecer a percepção dos docentes, discentes e egressos da área da saúde de duas instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul acerca da geração dos resíduos de serviços de saúde. Pesquisa qualitativa, realizada com 13 docentes, 18 discentes e 12 egressos de cursos da área da saúde, coletados por meio do grupo focal. Os principais resultados evidenciaram que há uma percepção voltada para a importância da segregação e destino final dos Resíduos de Serviços de Saúde e a ausência de preocupação para redução na produção desses resíduos. A temática requer, portanto, uma compreensão ampliada acerca das questões ambientais com vistas à sustentabilidade planetária, revelando-se necessária a formação de profissionais de saúde qualificados e sensibilizados para a importância do manejo adequado destes resíduos.

Palavras-chave : Resíduos de serviços de saúde; Educação superior; Meio ambiente; Conscientização pública.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )