SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue2Caring for women with HIV/AIDS: an interactionist analysis from the perspective of female healthcare professionalsAdverse events related to the use of enteral nutritional therapy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Gaúcha de Enfermagem

On-line version ISSN 1983-1447

Abstract

PEREIRA, Michelle de Macedo et al. Discursos sobre os modelos de enfermagem e de enfermeira psiquiátrica nos Annaes de Enfermagem (1933-1951). Rev. Gaúcha Enferm. [online]. 2014, vol.35, n.2, pp.47-52. ISSN 1983-1447.  https://doi.org/10.1590/1983-1447.2014.02.25736.

Estudo histórico-social que objetivou discutir os modelos de enfermagem e de enfermeira psiquiátrica, a partir dos discursos publicados nos Annaes de Enfermagem. As fontes históricas foram artigos publicados na revista Annaes de Enfermagem, de 1933 a 1951. Foi utilizada a análise do discurso subsidiada pela genealogia do poder de Michel Foucault. A análise evidenciou que o discurso sobre a enfermagem e a enfermeira psiquiátrica na primeira metade do século XX, se configurou, de um lado, por proposições que foram utilizadas por médicos psiquiatras, que visavam reiterar vocações e estereótipos para a prática da enfermagem, e, de outro lado, pela participação ativa de enfermeiras que buscavam legitimar um saber especializado para a enfermagem psiquiátrica. Concluiu-se que os discursos analisados definiram um modelo de assistência psiquiátrica voltado para a enfermeira e não para os demais trabalhadores de enfermagem à época.

Keywords : Enfermagem; História da enfermagem; Enfermagem psiquiátrica.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )