SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2Práticas de saúde aos usuários em situação de violência: da invisibilidade ao (des)cuidado integralPrevalência de alterações mamárias em mulheres atendidas em um município do estado do Paraná índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Gaúcha de Enfermagem

versão On-line ISSN 1983-1447

Resumo

RODRIGUES, Ana Maria Maia; FREITAS, Consuelo Helena Aires de; GUERREIRO, Maria das Graças da Silva  e  JORGE, Maria Salete Bessa. Preceptoria na perspectiva da integralidade: conversando com enfermeiros. Rev. Gaúcha Enferm. [online]. 2014, vol.35, n.2, pp.106-112. ISSN 1983-1447.  http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2014.02.43946.

Objetivou-se compreender a preceptoria em Enfermagem nos campos de práticas e sua articulação com a integralidade do cuidado. Pesquisa de campo qualitativa, realizada em Fortaleza, Ceará, Brasil, de abril a junho de 2012. Foram entrevistados 20 preceptores nos campos de prática de três Instituições de Ensino Superior em três hospitais da rede pública estadual e uma unidade básica de saúde. A análise temática permitiu a apreensão do tema Preceptoria, na perspectiva da integralidade, e as categorias empíricas: (des)integração do ensino serviço: o distanciamento da academia; o acolhimento do estudante no campo de práticas; no campo, a rotina ensina; a integração ensino-serviço sob a ótica do preceptor. Os resultados apresentaram a integração ensino-serviço em situações de risco mediante o biologicismo e a lacuna entre instituições de ensino e os serviços de saúde, porém como, caminho de construção para as transformações necessárias, a consolidação do Sistema Único de Saúde.

Palavras-chave : Enfermagem; Preceptoria; Sistema Único de Saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )